Mesmo que tudo o que a gente queira durante nossa viagem seja descansar, curtir cada segundo, tirar zilhões de fotos, conhecer pontos turísticos, mas tem certas coisas que a gente precisa gastar um tempinho fazendo. Neste tópico pretendo fazer um breve check list comentado. Para "abrir os trabalhos" podemos começar pela formulação do seu roteiro. É normal a gente querer ir pra Europa e quando a coisa vai se concretizando ficamos sem saber ao certo pra onde ir. Quando estabelecemos por onde chegaremos no velho continente, formulamos um roteiro que inclui umas 20 cidades e esquecemos que nossas férias são de 15 dias...risos...sim, eu sei, é triste ter que optar entre Paris ou Roma... já estive nessa também... escolher entre Dresden e Praga, Madri ou Barcelona, isso quando não surge uma linda cidade como Heidelberg inesperadamente em seu caminho, ou o seu trem cruza por Innsbruck e você decide visitá-la sem planejar nada. É muito importante ter algumas coisas em mente:
1º - Quanto melhor planejada, maior a chance de sua viagem dar certo.
2º - Engessar sua viagem pode limitar muito a possibilidade de experiências incríveis.
2º - Engessar sua viagem pode limitar muito a possibilidade de experiências incríveis.
Para exemplificar um pouco o que eu quero dizer, vou contar pra vocês passagens que me ocorreram. Quando eu estava em Berlim havia planejado conhecer a cidade em 5 dias. Tinha estudado bem a cidade, lido muito a respeito. Li dois livros e muitos sites sobre holocausto e a topografia do terror era pra ser um dos pontos altos da cidade. Porém, a topografia do terror, não foi de fato algo tão entusiasmante quanto parecia na descrição de alguns blogs e guias de viagem. Enfim, ao 3º dia, já havíamos "destroçado" tudo o que marcamos como substancial da cidade e queríamos mais, afinal tínhamos feito uma longa viagem de trem desde Amsterdam até lá, estávamos gastando uma grana alta, e o principal, enfrentávamos um frio de -6ºC, sem roupas adequadas. Lancei a ideia de irmos até a estação e pegarmos o primeiro trem em direção ao leste que passasse e então conhecer uma outra cidade qualquer e retornar à Berlim ao final do dia. Proposta aceita! Assim fizemos...
Como não havíamos planejado nem pra onde iríamos, chegamos à Praga na República Tcheca sem qualquer projeto, objetivo definido, roteiro, mapas, reservas...
Foi realmente uma grande aventura, e uma nova descoberta... Felizmente uma das experiências mais satisfatórias de todos aqueles 30 dias pela Europa.
Rodamos sem compromissos, sem medo de errar (afinal nem sabíamos pra onde ir direito)...
Alguns devem estar pensando: "Puxa, mas isso é algo que ele considera legal? Rodar sem rumo, sem conhecer nada...!!!"
Também não foi bem assim. Ao descer na estação em Praga fui direto ao "bureau" de informações da cidade e me informei sobre meios de transporte (comprei um passe de "tram" para 2 dias), e fiz uma reserva de um dia em um hotel ali mesmo no "bureau".
Nenhum comentário:
Postar um comentário